PMJP inicia busca por sintomáticos da Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa inicia, neste sábado (24), o inquérito e investigação epidemiológica da população pessoense, feito por coleta de dado por amostragem, onde profissionais da saúde irão fazer monitoramento e busca ativa de sintomáticos da Covid-19.

Com o resultado será possível obter informações sobre a prevalência de casos da doença em João Pessoa. As atividades acontecerão das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“De forma inédita, a busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com pesquisa sorológica é possível pegar informações de casos do passado. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus e, possibilita tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, destacou o gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel de Araújo Batista.

Ao todo, 40 equipes de profissionais de saúde estarão realizando visitas em cerca de duas mil residências, quinzenalmente, durante quatro sábados: nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria de Saúde irá elaborar e divulgar o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

“É um trabalho de campo, com busca ativa de sintomáticos, que será complementar às atividades que já acontecem diariamente com as equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. No entanto, nesse período, com maior circulação de pessoas, devido às flexibilizações para retomada econômica, faz-se necessário monitorar casos que podem ser ativos. Todo conjunto de informações irá auxiliar na tomada de decisões e ações preventivas”, informou o gerente.

Todos os profissionais envolvidos na ação estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da Secretaria Municipal de Saúde, explicando sobre o inquérito epidemiológico e, em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938. “É importante que a população receba os profissionais de saúde e participem deste levantamento”, completou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.