Assembleia repudia post misógino de professor

Uma postagem com conteúdo misógino (ódio ou aversão às mulheres) do professor de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Francisco das Chagas Fernandes Guerra, na conta do Facebook, provocou revolta na comunidade acadêmica, e dentro e fora das redes sociais. Confira o post abaixo.

A postagem foi feita na última sexta-feira (09), mas após repercussão para lá de negativa, o professor não apenas apagou o post como fechou o perfil. Mas, se está na rede, o conteúdo é eterno. O print da postagem está circulando em grupos de WhatsApp e nas redes sociais

A Comissão de Direitos da Mulher e da Comissão Parlamentar de Inquérito do Feminicídio (CPI do Feminicídio), da Assembleia Legislativa da Paraíba, divulgaram uma nota de repúdio ao professor Francisco das Chagas Fernandes Guerra. A nota é assinada pelas deputadas estaduais Cida Ramos e Camila Toscano.

Leia a nota na íntegra:

“A luta pela emancipação da mulher é, hoje, objeto de discussão, estudos e ações em diversos espaços, inclusive nas universidades públicas, visando a mudança social e eliminação de todas as formas de opressão. Todavia, a manifestação do professor é reveladora ao destacar a ignorância sobre a questão de gênero. É mister destacar que este apedeutismo, associado a uma cultura patriarcal, reproduz a misoginia em todos os setores da sociedade, independente do grau de escolaridade, renda ou idade.

O comentário repudiado revela, além do obscurantismo histórico e político forjado pelo patriarcado, a objetificação da mulher e a violência preponderante nas mentes dos que ainda não conseguiram se emancipar, nem minimamente, do machismo. Ademais, desconsidera o trabalho como um fazer coletivo, na atividade doméstica e não doméstica, remunerada e não remunerada.

Com a luta feminista, a divisão social do trabalho vem passando por transformações significativas. Hoje estamos presentes nas mais diversas áreas, ocupando cargos de chefia, de liderança política, entre outros, seja a labuta intelectual ou braçal.

Nós, como representantes no Legislativo Estadual da batalha pela eliminação de qualquer forma de discriminação contra a mulher, expressamos nossa total indignação e repressão à esta publicação. As palavras impertinentes, misóginas e vergonhosas proferidas pelo professor são de profunda desconsideração à dignidade das mulheres, ecoando um discurso que permite, sanciona e incentiva a violência doméstica, o feminicídio e todas as formas de abuso, psicológico ou físico, que insistem em diminuir a nossa existência e a nossa moral”.

O blog repudia todo e qualquer conteúdo misógino e discursos de ódio, sejam em relação a mulheres ou homens. O post vindo de um professor universitário em pleno Século XXI é, no mínimo, digno de vergonha. Sem falar que é preciso sempre pensar na dose do que se posta nas redes sociais. Apesar do que muitos pensam, a Internet nunca será “terra de ninguém”. Defendo a opinião, acima de tudo, mas não podemos pensar que estamos acima de tudo e de todos.

O blog deixa o espaço aberto para o Professor Francisco da Chapas, para possíveis esclarecimentos, através do e-mail sonylacerda@gmail.com.

Postagem feita pelo professor Francisco, no Facebook. Ele apagou a postagem

Leave a Reply

Your email address will not be published.