Empresários e servidores são alvo da Famintos V

A Polícia Federal amanheceu nas ruas de Campina Grande, nesta quarta-feira (07). A 5ª Fase da Operação Famintos cumpre mandados de busca e apreensão na Rainha da Borborema e em Sumé, no Cariri paraibano. A operação investiga fraudes em recursos para aquisição de merenda escolar na rede municipal de ensino, com prejuízo estimado de R$ 2,3 milhões aos cofres.

O foco é a busca por elementos que indiquem crimes de corrupção ativa de empresários e corrupção passiva por parte de servidores públicos da Prefeitura. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Campina Grande, após manifestação favorável por parte do Ministério Público Federal.

A investigação visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande, entre 2013 e 2019, com pagamentos vinculados, principalmente,a verbas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O trabalho é realizado em conjunto da Polícia Federal com o Ministério Público federal e Controladoria Geral da União, com o objetivo de combater fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos, lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva.

A Operação Famintos foi deflagrada em julho de 2019 com cumprimento de 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, além de 17 mandados de prisão contra empresários e servidores municipais.

O vereador campinense Renan Maracajá chegou a ser preso na 2ª fase, solto posteriormente. À época, o juiz da 4º Vara Federal, Vinícius Costa Vidor, afirmou que o parlamentar estaria envolvido com empresas beneficiadas no esquema de desvio de verba da merenda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.