Atos nas ruas já estão proibidos em oito cidades

A campanha eleitoral tem início no próximo domingo (27) e com ela, os atos de rua, a exemplo de carreatas, passeatas e comícios. Com a pandemia do novo coronavírus, candidatos terão que fazer ajustes até o dia da eleição – 15 de novembro. As proibições já atingem oito cidades do Estado.

A juíza da 33ª Zona Eleitoral, Francisca Brena Camelo Brito, em portaria publicada no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, proibiu atividades de campanha de rua em Itaporanga, São José de Caiana e Serra Grande.

Ela cita a pandemia como justificativa para que se evite aglomeração. Mas, na decisão, deixa claro que, caso os municípios sejam classificados com a bandeira verde, no Plano Novo Normal Paraíba, os atos de rua serão admitidos, “recomendando-se o bom senso quanto à realização de tais atos, devendo ser observados, o máximo possível, os protocolos sanitários”.   

Já o juiz da 42ª Zona Eleitoral, Antônio Eugênio Leite, também decidiu restringir, além das carreatas, o uso de fogos de artifício nos municípios de Boa Ventura, Diamante, Nova Olinda, Pedra Branca e Curral Velho.

No caso de Curral Velho, apesar de a cidade está classificada com a bandeira verde, as coligações concordaram em não realizar os eventos. as demais cidades têm bandeira amarela.

Na portaria, o juiz Antônio Eugênio também recomenda que os candidatos evitem visitar as casas de eleitores que estiverem em grupos de risco da Covid-19.

Leave a Reply

Your email address will not be published.