Sai protocolo da Saúde para as eleições 2020

Convenções preferencialmente virtuais, deixar os filiados maiores de 60 anos em casa, não convocar pessoas para trabalhar no período de convenções que façam parte do grupo de risco da Covid-19, nem distribuir material impresso de campanha.

Essas são algumas das recomendações que estão em documento elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado, para o período entre as convenções partidárias e o da campanha eleitoral e divulgado nesta sexta-feira (11). O objetivo é evitar a disseminação do novo coronavírus.

Essas recomendações, segundo explicou o Secretaria de Saúde, buscam garantir um pleito seguro, tanto para os eleitores, quanto para os candidatos e trabalhadores das eleições municipais 2020.

O documento pode ser acessado no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb, disponibiliza todos os protocolos para campanhas eleitorais, convenções e orientações para o comportamento no dia do pleito.

Dentre as recomendações estão a não convocação de trabalhadores e colaboradores do grupo de risco, definido pelo Ministério da Saúde, em que figuram pessoas de idade igual ou maior de 65 anos; portadores de cardiopatias, doenças respiratórias graves – ou descompensados – diabéticos, grávidas e puerpéras, além de portadores de doenças cromossômicas. Todas as medidas relativas às eleições podem ser acessadas no link: documento do novo normal das eleições.

Para os candidatos, a orientação é de que não sejam realizados comícios e a distribuição de materiais impressos, para evitar a dispersão do vírus através destes. Também fica orientada a predominância de propaganda eleitoral via mídia eletrônica, evitando-se o contato físico (abraço, beijo, aperto de mãos). Também é recomendado que o candidato compareça sozinho ao local de votação, bem como os demais eleitores.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Unidades Hospitalares, Daniel Beltrammi (foto), as medidas são recomendadas para todos os municípios, em todos os níveis de bandeira (vermelha, laranja, amarela e verde), aliados ao distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos, não tocar nos olhos, não compartilhar utensílios e não aglomerar em espaços comuns, como será o caso das sessões eleitorais.

“Recomendamos que crianças e adolescentes não acompanhem os responsáveis no exercício da cidadania e que cada eleitor leve a sua caneta para assinar a ata de comprovação, uma vez que não será realizada a biometria, para evitar o contato que consequentemente dispersa o vírus”, enfatiza o secretário. Essas recomendações estão em acordo com as divulgadas pelo TSE, no início da semana.

Campanha – A Secretaria de Saúde recomenda ainda não promover eventos com grande número de pessoas (comícios, carreatas, passeatas e confraternizações) e que os partidos e candidatos orientem o uso correto de máscaras por todos os participantes durante os eventos de campanha

Debates – Nos debates limitar a participação de candidatos, equipe técnica e entrevistadores considerando a capacidade do local em 50%. O protocolo manda ainda dar preferência a realização de “livemício” e criação de comitês virtuais e que sejam utilizados aplicativos multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones para fins de campanha.

É recomendável a realização de eventos no formato drive in, com curto período de tempo, mantendo uma distância de 1,5 metro entre os carros. Também deve-se limitar a ocupação a quatro pessoas por veículo, ainda que de uma mesma família; O uso de máscara é obrigatório, ainda que dentro do carro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.