Vereador não quer assumir a Prefeitura de Taperoá

Desde que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou os mandatos do prefeito Jurandi Gouveia Farias e do vice Francisco Antônio da Silva Filho, que o impasse está formado na Câmara Municipal de Taperoá. É que o juiz determinou que a Câmara realize eleições indiretas para escolha dos novos prefeito e vice. A decisão foi do dia 27 de agosto.

O presidente da Câmara, vereador Severino José de Brito, o Birino, não quer assumir o comando da Prefeitura de Taperoá até que sejam realizadas as eleições indiretas. Diz que bem divulgando o mandato de vereador há mais de três anos para a disputar a reeleição.

De acordo com a legislação eleitoral, caso Birino assuma a gestão, só poderá concorrer ao cargo de prefeito e, não, de vereador. “Fui pego de surpresa pela decisão [da Justiça Eleitoral] e não vou deixar de concorrer ao meu mandato de vereador para assumir a prefeitura no final da campanha”, afirmou o parlamentar.

Ele aguarda a notificação da Justiça para tomar uma decisão. Birino explicou que, pelo Regimento Interno da Câmara, ele pode nomear o 1º Secretário da Casa para assumir a Prefeitura. Renunciar à presidência da Câmara ninguém quer. Seria a solução mais simples.

O prefeito e vice afastados foram acusados de conduta vedada, abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. O relator do processo, juiz Arthur Monteiro, determinou que a decisão seja cumprida imediatamente após a publicação do acórdão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.