Escolha de novo Reitor é denunciada por fraude

O processo, resultante da consulta on line para escolha do novo Reitor e Vice da Universidade Federal da Paraíba, foi suspenso por suposta fraude na votação. Segundo informações, 500 estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras, que não estavam habilitados por serem de cursos de extensão, votaram na consulta.

A coordenação da Comissão presidente da Comissão Organizadora da Consulta Prévia, que tem a frente o professor Ângelo Brito Pereira de Melo, decidiu suspender o processo até que a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a Procuradoria Jurídica se pronunciem sobre a denúncia, que teria sido anônima.

De acordo com denúncia, alunos do colégio em Bananeiras, que não são regulares (são de cursos de extensão, mas estão no SIGA-A), estavam na lista dos votantes, o que já teria sido comprovado pela comissão.

Antes mesmo da consulta prévia, no dia 26 deste mês, tinha havido uma tentativa de inclusão os alunos de extensão, que já tinha sido barrada pela comissão. Também foi dado um parecer pela Procuradoria Jurídica, uma semana antes da eleição, informando que, se esses alunos estivessem na lista dos aptos a votar, o processo seria considerado nulo porque estes não seriam alunos regulares.

A STI fez o bloqueio desses alunos, com base no parecer da Procuradoria, de mais de 2 mil alunos de extensão do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Acontece que ainda sobraram aproximadamente 500. É a Superintendência de Tecnologia da Informação que vai atestar se a denúncia procede. Se comprovada, há chance de a consulta ser considerada nula.

Por maioria de votos, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta prévia para Reitora e Vice da UFPB. A Chapa 2 obteve 964,518 votos contra 920,013 da Chapa 1 dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, apoiados pela atual reitora Margareth Diniz. A Chapa 3, de Valdiney Veloso e Liana Filgueira, obteve 106,496.

A votação, que ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia do novo coronavírus, elegeu a lista tríplice que será encaminhada para livre escolha do presidente Jair Bolsonaro, em novembro deste ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published.