“Tete a tete” virtual dá transparência à gestão

Quando o assunto é transparência na administração pública, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio (PT), está dando “aula” de como falar com a população da cidade. Usando as redes sociais, desde o dia que sentou na cadeira, em janeiro de 2017, ele resolveu criar um programa, com pauta e tudo, chamado “Informe à população picuiense”.

Parte do cotidiano de grande parte da população, as redes sociais têm sido cada vez mais usadas para buscar informação. Olivânio disse que a gestão entendeu que ele deveria ser porta voz, uma tendência nas gestões modernas, esse contato direto com a população.

O curioso é que quando se fala de transparência se pensa logo em um portal. O blog foi checar e, sim, a prefeitura tem Portal da Transparência, atualizado, mas que agora está fora do ar, devido a legislação eleitoral.

Geralmente, os prefeitos só informam o que estão fazendo quando vão inaugurar obras. Olivânio enxergou além. Duas vezes por semana, fala sobre obras, medidas administrativas.

O que já estava dando certo, foi uma mão na roda em relação às medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Para muitos gestores, o “tete a tete” virtual é novidade. Em Picuí, a fórmula simples, e até prática, já é parte da gestão. Ah! E o programa tem direito até a boletim extraordinário.

Os cidadãos estão mais conscientes e o gestor precisa saber se comunicar, de forma clara e objetiva, sem palavras difíceis quando o assunto é a gestão do dinheiro. Mostrar o que está sendo gasto pela gestão, e onde, é essencial. É isso que faz Olivânio.

Olivânio disse que também acompanha os comentários no Facebook para saber como as políticas públicas estão sendo recebidas pela população do município. Em alguns casos, ele pede inclusive que os secretários tomem decisões a partir do que foi dito no Facebook.

É uma ouvidoria informal, conta o prefeito. Olivânio disse que verifica periodicamente – inclusive antes de dormir – as redes sociais da Prefeitura. Devido a legislação eleitoral, por ser pré-candidato à reeleição, os boletins estão suspensos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.