Bolsonaro mira no NE para viabilizar 2022

Com uma viagem prometida, mas ainda não oficializada, dia 5 de setembro à Paraíba, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem investido em viagens ao Nordeste, região em que perde eleitoralmente falando. Bolsonaro tem dito repetidas vezes que não irá participar das eleições municipais, já que não conseguiu viabilizar a criação do novo partido “Aliança pelo Brasil” a tempo.

Desde que se recuperou da Covid-19, no final de julho, Bolsonaro já fez sete viagens, três delas a Estados nordestinos: Bahia, Piauí e Sergipe (assista ao vídeo). Antes já havia estado em Pernambuco e no Ceará, neste último para entregar mais uma etapa da Transposição do Rio São Francisco.

Quem receberá Bolsonaro na chegada à Paraíba? Poderia arriscar que será o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que caiu nas graças do presidente. Romero é presidente do PSD no Estado. O diretório nacional é comandado por Gilberto Kassab, novo aliado de sempre do presidente. Já o PSL da Paraíba, partido que elegeu Bolsonaro nas eleições de 2018, é comandado pelo deputado federal Julian Lemos, ora aliado, ora crítico do presidente.

Na região Nordeste, candidato a presidente Fernando Haddad (PT) registrou 69,7% dos votos válidos. Já o presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2º Turno, ficou com 30,3% dos votos válidos. No total, Haddad contabilizou 20,3 milhões de votos; e Bolsonaro, 8,8 milhões.

Leave a Reply

Your email address will not be published.