Chapas intensificam campanha na UFPB

As três chapas que concorrem a Reitor(a) e vice da Universidade Federal da Paraíba terão pouco mais de duas semanas para consolidar as candidaturas. A consulta prévia aos docentes, discentes, técnicos e demais servidores será eletrônica, não presencial, pelo sistema SigEleição da UFPB dia 26 deste mês.

Concorrem a chapa “Orgulho de ser UFPB com Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora), a chapa “Inovação com Inclusão” com Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice), e a chapa “UFPB em primeiro lugar”, com Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora).

Com a pandemia do novo coronavírus, o processo passou por algumas mudanças nos procedimentos dos candidatos e da própria consulta. Em cumprimento à Lei 13.979, de fevereiro deste ano, as divulgações das candidaturas serão feitas por meios digitais – redes sociais, sites, mensagens eletrônicas, em plataformas de vídeo ou de áudio.

O próximo Reitor ou Reitora da UFPB irá liderar uma comunidade formada por cerca de 50 mil pessoas, sendo que 40 mil são estudantes de graduação. E ainda, uma massa crítica de docentes, pesquisadores de alto nível  – uma força de trabalho para solução de problemas altamente qualificada – em departamentos com laboratórios de ponta, mas que carecem de materiais e manutenção.

Também irá gerenciar um orçamento robusto que, em 2020, está previsto alcançar R$ 1,87 bilhão (Portal da Transparência do Governo Federal). Já foram executados R$ 888,88 milhões, até o momento.

O Conselho Universitário da UFPB estabeleceu as regras para a consulta de 2020 com base em Decretos anteriores que regulamentam a escolha de dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e considerou ainda a Lei federal que estabelece as medidas adotadas para enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus.

As candidaturas das três chapas já foram homologadas pela Comissão Organizadora. Os nomes formarão a lista tríplice em ordem do número de votos a ser encaminhada para o Ministério da Educação e Cultura para, posteriormente, ser nomeado pelo Presidente da República.

Conforme a lei, o presidente da República pode nomear qualquer nome integrante da lista, independente do número de votos obtidos na consulta prévia. Tradicionalmente, em anos anteriores, ocorreu o fato de o presidente homologar nomes mais votados. Contudo, em 2019, Jair Bolsonaro escolheu o último candidato da lista para a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, que obteve somente 4,61% dos votos.

No Ranking das Universidades Latinoamericanas de 2020, a Universidade Federal da Paraíba, dentre as instituições brasileiras, está na 87ª posição – entre 126 instituições públicas e privadas. E, no Nordeste está em 7ª colocação. Melhor o desempenho da UFPB, será um dos desafios do próximo reitor. Com informações da jornalista Márcia Dementshuk.

Leave a Reply

Your email address will not be published.