Pelo menos 30 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tramitam na Câmara dos Deputados. Embalado pelos pedidos, surgiu o movimento Janelas Pela Democracia que já conta com o apoio de sete partidos: Cidadania, Rede Sustentabilidade, PDT, PSB, PV, PSB e Partido dos Trabalhadores.

São o que eles mesmo chamam de ‘esquerda democrática’. O objetivo do movimento é pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a anda com os pedidos de impeachment. O democrata já disse que não é momento para tal. Resta saber se o Janela

Existem outros movimentos no País, a exemplo do Movimento Brasil Livre, que vem desde 2015 e foi um dos que iniciaram os protestos nas ruas pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O MBL, que se intitula uma entidade suprapartidária, elegeu seu principal líder, Kim Kataguiri, deputado federal em 2018. Ainda não está claro se o MBL segue bolsonaristas ou petistas.

Semana passada, empresários ligados ao MBL foram presos em investigação de lavagem de dinheiro em São Paulo, de acordo com denúncia do Ministério Público. O movimento nega relação com detidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.