Os órgãos de controle e fiscalização no Estado estão fechando o cerco aos prefeitos. Um Pregão Presencial para a aquisição de plantas ornamentais em plena pandemia do novo coronavírus, pela Prefeitura de Alhandra, chamou a atenção do Tribunal de Contas da Paraíba, que resultou uma investigação que aponta para fraudes de R$ 5,3 milhões em licitações e dispensas. O prefeito da cidade é Renato Mendes, sobrinho do deputado Branco Mendes.

A partir de relatórios do grupo de inteligência do TCE, foi deflagrada nesta sexta-feira (10), a ‘Operação Estirpe’. O objetivo é combater irregularidades em licitações e dispensas, que propiciaram a contratação de empresas cujos titulares possuem relação de parentesco ou amizade com os gestores do município de Alhandra.

O aprofundamento das investigações possibilitou a constatação de indícios de irregularidades em outras licitações e dispensas vencidas por empresas ligadas a familiares e amigos dos gestores do município, a exemplo do direcionamento da contratação para determinadas empresas, favorecimento a licitantes, contratação de empresas com estruturas incompatíveis com o volume de produtos/serviços a serem fornecidos ao município.

A operação é em conjunto com a Controladoria-Geral da União, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (GAECO/MPPB), Polícias Civil e Militar da Paraíba, além da Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba. Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Alhandra, João Pessoa, Cabedelo, Guarabira e Igarassu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.