A Federação de Associações de Municípios da Paraíba (Famup) estuda a formatação de um protocolo de retomada do serviço nas administrações municipais. Esse protocolo terá como base o Plano Novo Normal Paraíba, publicado através de decreto. Casos de Covi-19 já foram registrados em 213 dos 223 municípios do Estado.

Antes mesmo de um protocolo, que será debatido com os gestores, é preciso que esses mesmos gestores façam o dever de casa. O índice de isolamento social só cai e, no interior do Estado, parece nunca ter sido seguido.

Os prefeitos parecem estar mais preocupados com as eleições municipais do que fazer com que as pessoas se conscientizem sobre os riscos de infecção pelo novo coronavírus. Ainda mais que a grande maioria dos municípios não têm leitos de UTI disponíveis muito menos capacidade de atendimento de média e alta complexidade.

O decreto estadual, publicado no Diário Oficial, indica quais segmentos estão autorizados a retomar atividades e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Cada município recebe uma bandeira de cor, que varia de vermelho ao verde, de acordo com índices de propagação do vírus e risco para a população com relação à assistência hospitalar. Será com base nessas bandeiras e fases que a Famup montará um protocolo de retorno das atividades administrativas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.