O governador João Azevêdo apresentou o Plano Novo Normal da Paraíba, que trata da retomada das atividades econômicas no Estado e com diretrizes para orientar os 223 municípios. Se depender dos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, a via não será de mão dupla.

Durante a semana, os prefeitos de Cabedelo (Victor Hugo), Santa Rita (Emerson Panta) e Bayeux (Jefferson Kita) apresentaram os planos de reabertura e que passam ao largo da orientação do Governo estadual. Todos vão reabrir o comércio no dia 15 deste mês.

Pouco antes da live, João Azevêdo conversou com os prefeitos. Talvez tentando convencê-los que promover flexibilização sem um leito de UTI a oferecer não parece ser a melhor solução. Os municípios da Região Metropolitana não têm leitos de UTI à disposição da população. Se valem da pactuação de recursos da saúde com João Pessoa

Nos bastidores, sabe-se que os prefeitos vêm sofrendo pressão para reabrir comércio e construção civil. Sem falar que não houve adesão ao isolamento social.

No início da tarde de hoje, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, apresentou o plano, a ser dividido em três etapas, a primeira a partir da próxima segunda-feira.

Já o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, deixou para amanhã o anúncio. A cidade registra o maior número de casos de pessoas infectadas por Covid-19 e também de óbitos confirmados.

João Azevêdo fez um resumo no Twitter sobre o que funciona a partir da próxima segunda-feira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.