O Ministério da Saúde iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), a distribuição das vacina contra a Covid-19 para todos os estados. A vacinação será iniciada a partir das 17h em todo o país. “Acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h”, declarou o ministro Eduardo Pazuello. A Paraíba receberá, nesta primeira etapa, 92.960 doses da vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Pazuello e governadores dos estados estão no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas. De acordo com o Ministério da Defesa, o transporte das seis milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, será feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde deste domingo (17), os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.
De acordo com o governo federal, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios. Por volta das 5h, caminhões de carga refrigerados começaram a deixar o centro de distribuição escoltados por carros da Polícia Federal. Cem caminhões farão o transporte da vacina. As doses da CoronaVac também serão distribuídas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e companhias aéreas que farão o transporte gratuitamente.
Confira como foi a cerimônia:
Leave a Reply