O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e o governador João Azevedo (Cidadania), estiveram nesta sexta-feira (08), na praia de Tambaú, para dar início a nova etapa do projeto Praia Limpa, que objetiva coibir o lançamento de esgotos nas praias da Capital. Esta é a primeira de uma série de ações conjuntas entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, nas áreas de infraestrutura e meio ambiente.
“Esta parceria vai identificar, com uso de tecnologia, se há ligações clandestinas das águas pluviais para a rede de esgoto ou esgoto direcionado para as redes pluviais. O resultado serão praias mais limpas, mais seguras para os banhistas e para receber bem os turistas em nossa cidade”, explicou Cícero Lucena. De acordo com o prefeito, seis dessas ligações serão fechadas ainda neste primeiro dia.
João Azevedo afirmou que a ação também tem caráter preventivo. “É um trabalho a princípio educativo, mostrando às pessoas como as redes funcionam. As equipes vão identificar as ligações, orientar os proprietários para tomar providências e, caso isso não ocorra, iremos fazer a vedação e aplicar a multa”, explicou o governador.
A identificação dessas ligações vai ser feita com tecnologia avançada, por meio de um maquinário que percorre as galerias e tubulações, mesmo aquelas mais finas, permitindo identificar o imóvel irregular. Uma vez identificada, a ligação pode ser encerrada e o fluxo redirecionado para a rede adequada, seja a de esgotamento ou de escoamento pluvial.
As equipes também irão visitar cada imóvel da orla fazendo um trabalho educativo. A primeira fase compreende os imóveis entre o Retão de Manaíra e a Avenida Ruy Carneiro, a segunda vai até a Avenida Epitácio Pessoa e as demais vias nas orlas de Cabo Branco e Bessa, respectivamente.
Convênio – A ação que será iniciada nesta sexta-feira reforça a parceria institucional da PMJP e o Governo para melhorias para a cidade. Um termo de convênio e cooperação foi celebrado pelas duas instâncias de Poder, para realização conjunta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem urbana na Capital paraibana.
O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, e dos secretários do Meio Ambiente, Welison Silveira; Planejamento, José William Montenegro; Seinfra, Rubens Falcão; e Turismo, Daniel Rodrigues.
Também estiveram presentes os secretários de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, o chefe de Gabinete, Ronaldo Guerra, e o diretor operacional da Cagepa, Simão Almeida.
Leave a Reply