O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Planmob), um amplo estudo que vai orientar todos os investimentos e ações pelos próximos anos. O documento, segundo Cartaxo, é um grande avanço da atual gestão da Prefeitura da Capital, que deixa um legado para o futuro projetando a mobilidade urbana até 2038.
Como primeira ação efetiva pós-lançamento do Planmob, a Prefeitura lança, nesta terça-feira (06) o projeto “Conexão Bairro”, com a primeira linha que interliga bairros próximos no valor de R$ 2. “Lançamos o Plano de Mobilidade Urbana, construído a partir de audiências públicas, workshops, reuniões setoriais e, principalmente, com uma pesquisa onde ouvimos mais de 50 mil pessoas da Região Metropolitana para preparar este documento”, afirmou Luciano Cartaxo.
O plano será encaminhado à Câmara Municipal para análise e votação pelos vereadores que parecem mais preocupados em fazer campanha do que mesmo participar das sessões.
Interligação – O “Conexão Bairro” terá início com a linha piloto C001, que vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul. A partir das 6h da manhã, os ônibus identificados visualmente com o nome do projeto, vão partir do Terminal 102, voltando do Terminal 116. No percurso, vão passar ainda pelo Gervásio Maia, Colinas do Sul e Irmã Dulce. A passagem também será diferenciada, custando apenas R$ 2.
Pelos dados apresentados na manhã de hoje, até 2038, todos os bairros da Capital deverão ter pelo menos 85% de calçadas acessíveis. O objetivo é incentivar o uso do transporte ativo para a mobilidade de proximidade, garantindo mais eficiência e conforto para pedestres, com total acessibilidade. O plano não cita o montante que deve ser investido.
Já no caso dos ciclistas, o plano foca na ampliação e conexão da malha cicloviária e também na sua interligação com outros modais. A proposta é que a cidade chegue a uma malha para ciclistas de 221,5 km de extensão até 2038. Com os investimentos da atual gestão, a Capital já tem 86 km de ciclovias e ciclofaixas e deve chegar a 110km até o final deste ano.
Entre as propostas estruturais estão a implantação de oito novos trechos de faixa exclusiva e de seis grandes corredores de ônibus, incluindo a BR-230, que passaria a funcionar como uma via urbana. Para escoar a demanda externa da BR, o plano prevê a construção de um anel rodoviário utilizando trecho da PB-011.
Também está prevista a complementação de articulação regional e perimetral. O primeiro caso inclui projetos como a ligação do Geisel ao Gervásio Maia e de Mangabeira ao Valentina. Já o segundo se refere a intervenções como o viaduto da Saffa S. Abel da Cunha, a ligação da Epitácio Pessoa com a Rui Carneiro e novas ligações da UFPB com Altiplano, Bancários e a Torre (ponte estaiada).
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