Em seu pronunciamento de Natal, divulgado na noite dessa segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do respeito e da harmonia entre os poderes da República, reafirmando a defesa “intransigente” da democracia.
A fala de Lula foi transmitida em rede nacional de rádio e TV e durou cerca de 4 minutos.
“A base de tudo o que fazemos é o diálogo e o trabalho conjunto do governo federal com a sociedade, os governos estaduais e as prefeituras. É o respeito e a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. É a defesa intransigente da democracia”, afirmou o presidente.
O pronunciamento foi gravado no fim de semana, durante a passagem por Brasília do marqueteiro de Lula, Sidônio Palmeira. Ele orientou a fala do presidente.
Nos bastidores, a fala sobre harmonia entre poderes foi compreendida como um recado para a pacificação da relação entre Congresso e Supremo Tribunal Federal.
Nas últimas semanas, o Congresso vem manifestando insatisfação com as decisões do STF que estão restringindo, por falta de transparência, o pagamento das emendas parlamentares.