Oposição se confraterniza para 2025 já desejando 2026

No melhor estilo “2026 é logo ali…”, lideranças da oposição se reuniram para uma confraternização com dois possíveis pré-candidatos ao governo da Paraíba pelo grupo presentes: o senador Efraim Filho (União Brasil) e o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que chegou ao segundo turno em 2022.

“Então é Natal! confraternização com as bancadas de oposição do nosso Estado, traçando planos e estratégias, seguimos firmes, fortes e unidos”, escreveu Efraim em postagem nas redes sociais.

O fato é que a tal apregoada unidade será testada mais à frente. Sendo Efraim o possível candidato, caso não saia vitorioso, não terá perdas já que tem mandato no Senado até 2030. Mas, a oposição perderá.

Pedro, com mais de 1 milhão de votos obtidos no segundo turno da última eleição estadual, em tese, seria mais “elegível” já que o jogo será zerado com o encerramento do segundo mandato de João Azevêdo (PSB).

Também resta saber se o PL, pelo menos o grupo do deputado Cabo Gilberto Silva e do ex-ministro Marcelo Queiroga, unirá forças já no primeiro turno ou se lançará candidatura própria.

Em entrevista ao programa Hora H (Rede Mais), o presidente do PSDB na Paraíba, deputado Fábio Ramalho, voltou a defender que a oposição defina o nome para a disputa pelo Governo no início de 2025.

Efraim Morais defende que seja um pouco mais adiante e o deputado federal Romero Rodrigues, sempre lembrado, mas sempre desistindo, acredita que o início de 2026 seria um prazo razoável.

Ramalho defende realização de pesquisa como um dos critérios para a escolha do nome da oposição.

“Acho que [o critério] tem que ser tanto qualitativo como quantitativo. Não podemos escolher um candidato tirado de um partido do bolso. O que será feito são pesquisas quantitativas e qualitativas para que possamos avaliar quem é o melhor nome para enfrentar e vencer o governo do Estado”, reforçou o deputado.

A confraternização, realizada nesta segunda-feira (23) em João Pessoa, reuniu além de Efraim, Pedro e Fábio, o senador Veneziano Vital do Rêgo, os deputados Camila Toscano, Jane Panta, Anderson Monteiro, Fábio Ramalho, Walber Virgolino, Cabo Gilberto Silva, Ruy Carneiro, Tovar Correia Lima, George Morais, Dr Romualdo, e os suplentes Cabo Rui e Manoel Ludgério.

Os prefeitos de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e de Santa Rita, Emerson Panta, também participaram do almoço. Romero Rodrigues foi a ausência sentida, mas foi dito que este estaria em viagem com a família.

Outros dois expoentes da oposição, Marcelo Queiroga e Pastor Sérgio Queiroz, ao que parece não foram convidados.