Secitec, UFPB, Amidi, API e Sindjor discutirão IA e Desinformação em simpósio

Especialistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresários e produtores de conteúdo se reúnem neste sábado (30), em João Pessoa, no Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação. Iniciativa do Laboratório Alumia (CCTA/UFPB).

O evento é gratuito e pserá aberto às 10h no auditório 1 do Mezanino do Espaço Cultural e integra a programação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Simpósio tem o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e participação da Associação de Mídia Digital (Amidi), da Associação Paraibana de Imprensa (API) e do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB).

A programação será aberta às 10h, pelo professor João de Lima, coordenador dos trabalhos, com o painel intitulado “IA no combate à desinformação e produção de conteúdo audiovisual em multiplataformas”. Participam do debate moderado pela professora Emília Barreto (UFPB), João Carlos Massarolo (UFSCar), Walter Santos (WSCOM) e Alisson Vasconcelos de Brito (UFPB).

As atividades seguem 14h30 com o painel “ Caminhos para enfrentamento à desinformação” tendo como Painelistas os professores Allysson Viana Martins (UNIR), e Dinarte Varela (UFPB), Marta Alencar (COAR), Maria Livia Pacheco de Oliveira (UFPB) e moderação do professor Alberto Pessoa (UFPB).

Às 16h15, o terceiro painel discute “ Experiência de Mercado” atraindo como Painelistas Gisele Lobato (repórter especial – Aos Fatos); Luisa Alcantara e Silva (repórter da Folha de São Paulo e integrante do Projeto Comprova); Taiguara Rangel (editor Multiplataforma da Rede Paraíba de Comunicação) com moderação do jornalista Heron Cid, presidente da Amidi.