O ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) surpreendeu a oposição e está no 2º Turno das eleições em João Pessoa. Considerado o “azarão”, destacou o deputado federal Ruy Carneiro, que estava na disputa pela terceira vez e o ex-prefeito por dois mandatos, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT).
A ascensão de Queiroga pode ser atribuída, em parte, ao “cansaço” do eleitor em relação a Ruy e Cartaxo, no melhor estilo “mais do mesmo”, a questão de ser realmente o “novo” e à “bolha” bolsonarista em uma cidade já conservadora como João Pessoa.
O prefeito é candidato à reeleição Cícero Lucena (PP) ainda é favorito, se confrontarmos os números desse 1º Turno. O progressista obteve 205.122 votos contra 90.840 de Queiroga. Ou seja, o atual gestor teve quase três vezes mais votos. Mas, agora é outra eleição.
Também não se pode deixar de levar em conta o trabalho do deputado federal Cabo Gilberto Silva, que há um ano era contra a indicação de Queiroga para prefeito e acabou se tornando seu maior aliado.
E, não menos importante, o candidato a vice Sérgio Queiroz, candidato ao Senado mais bem votado na Capital, nas eleições de 2022.
Apoiado publicamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga precisa, agora, deixar um pouco de lado a polarização PT-PL e buscar convencer o eleitorado fora da “bolha” de que tem um projeto de gestão para João Pessoa.