Dia das Pessoas Idosas: Marmuthe renova compromisso pela garantia de direitos

Nesta terça-feira (1º) é comemorado o Dia Nacional e Internacional das Pessoas Idosas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a necessidade de cuidados e proteção com essa população.

A data também serve para reforçar a importância da proteção aos idosos e para reavaliar as atitudes da sociedade em relação a eles.

Na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador e candidato à reeleição Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), tem se destacado pela defesa, proteção e promoção dos direitos das pessoas idosas, através de leis, projetos, emendas e requerimentos de sua autoria. Matérias legislativas que foram apresentadas e aprovadas no plenário da CMJP, encaminhadas à Prefeitura Municipal, e colocadas em prática ao longo dos anos.

“Neste Dia da Pessoa Idosa, celebramos a sabedoria, o amor e as experiências que moldam nossa história. Além de realizar um lindo trabalho com os idosos através da ONG Cicovi, nos últimos anos, destinei emendas impositivas para várias instituições que trabalham com o segmento, como a Vila Vicentina e a Casa da Divina Misericórdia, para custear ações e promover qualidade de vida aos idosos atendidos”, destacou Marmuthe.

O vereador também é autor da Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus urbanos de João Pessoa, beneficiando os passageiros idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças de colo. Uma conquista cidadã e histórica para nossa cidade.

Através de diversos requerimentos, Marmuthe vem solicitando à Prefeitura da Capital a construção do Hospital da Pessoa Idosa (REQ 8.239/2023); construção de um Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso, em Mangabeira (REQ 6.041/2013); construção do Clube da Pessoa Idosa na Zona Sul (REQ 5.477/2013); construção de novos Centros de Convivência do Idoso nos bairros mais carentes da cidade (REQ 4238/2013 e 4237/2013); entre outras proposituras, que proporcionam mais respeito, dignidade e qualidade de vida.

“Em uma data tão importante e simbólica, renovo meu compromisso de luta pelos direitos das pessoas idosas e pela construção de um Hospital Geriátrico em João Pessoa. Por isso, temos dialogado com o Executivo Municipal para atender, o quanto antes, o pleito deste segmento tão importante – e ao mesmo tempo tão vulnerável – que precisa de mais apoio e cuidado do Poder Público e dos serviços de saúde”, finalizou Marmuthe.