O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, o envio de apoio de tropas federais para três municípios da Paraíba: Cabedelo, Bayeux e Queimadas. A decisão foi confirmada durante sessão da Corte, nessa terça-feira (24). Nessas cidades, só haverá 1º Turno.
Houve um pedido conjunto dos candidatos da oposição Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos) para a presença das tropas em João Pessoa, o que foi rechaçado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Ao todo, o TSE aprovou o uso da Força Federal de 12 estados, atendendo a pedidos dos TREs.
São eles: além da Paraiba, Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e de Tocantins, incluindo ainda as capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA).
Segundo ressaltou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo desse auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral.
Ela destacou, ainda, que os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados.