Em nota, Unimed refuta denúncias de Associação ao CRM

Em nota encaminhada ao BLOG Sony Lacerda, a Unimed João Pessoa disse “refutar veementemente” as alegações feitas pela Associação Brasileira de Defesa dos Beneficiários de Planos e Seguros de Saúde (ABDB), apresentadas ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

A ABDB apresentou três denúncias ao Conselho envolvendo a Advice Health e o médico Valdir Delmiro Neves.

Os casos tratam também sobre a negativa de procedimentos demandados por médicos pelos planos de saúde através de juntas médicas.

A negativa seria para priorizar o lucro e resulta em judicializações por parte de clientes dos planos.

Em nome do bom jornalismo, o BLOG publica a íntegra da nota da Unimed:

1. Negativa de Procedimentos Urgentes:

– As decisões tomadas pelo Dr. Valdir Delmiro Neves e pela equipe de auditoria da Unimed João Pessoa são baseadas em critérios técnicos, médicos e regulatórios, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Nunca procedemos a uma reclassificação indevida de procedimentos urgentes para eletivos visando lucro em detrimento da saúde do paciente.

– No caso específico do Sr. José Carlos Ferreira, a Unimed João Pessoa atuou com seriedade e profissionalismo. Complicações médicas, infelizmente, podem ocorrer mesmo quando todos os protocolos são rigorosamente seguidos. As alegações de que a demora na realização da cirurgia resultou no falecimento dele e de sua esposa são infundadas e não refletem os esforços contínuos para proporcionar o melhor cuidado possível.

2. Práticas de Auditoria Médica:

– As auditorias realizadas pela Unimed João Pessoa seguem estritamente as normas da ANS e do CFM. Exigir auditorias prévias para certos procedimentos visa garantir a adequação e a segurança dos tratamentos recomendados. Qualquer afirmação de que essas práticas são proibidas ou inadequadas é infundada.

– Sobre as acusações de modificações técnicas indevidas em procedimentos médicos, todas as decisões são baseadas em evidências científicas e nas melhores práticas médicas, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos para os pacientes.

3. Atuação do Dr. Valdir Delmiro Neves:

– O Dr. Valdir Delmiro Neves, conselheiro titular do CRM-PB e responsável técnico pela auditoria da Unimed João Pessoa, atua com ética e comprometimento com a saúde e o bem-estar dos pacientes. As denúncias de comportamento antiético e violação de normas são infundadas e não correspondem à sua atuação profissional.

– Todas as ações do Dr. Neves são pautadas pela responsabilidade e pela observância rigorosa das normas legais e regulatórias, sobretudo pelo Código de Etica Médica, visando sempre o melhor interesse dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados.

4. Relação com Pacientes e Familiares:

– A Unimed João Pessoa lamenta profundamente a dor e o sofrimento enfrentados pela família do Sr. José Carlos Ferreira. Estamos comprometidos em esclarecer todos os fatos e colaborar com as investigações em curso. No entanto, ressaltamos que todas as ações tomadas pela equipe médica e pela auditoria foram guiadas pelo compromisso com a saúde e o bem-estar do paciente, dentro dos limites e possibilidades legais e técnicas.

5. Fraude, Abusos e Desperdícios:

– A Unimed João Pessoa reconhece que fraudes, abusos e desperdícios têm um impacto significativo no setor de planos de saúde. Dados de 2023 apontam que o custo dessas práticas no Brasil variou entre 18,7% e 19,1% dos gastos totais com saúde.

– Existem várias operações em andamento no país para combater fraudes na indicação de órteses e próteses. A Unimed João Pessoa apoia integralmente essas iniciativas e adota rigorosos controles internos para evitar qualquer prática irregular que comprometa a qualidade da assistência prestada aos nossos beneficiários.

6. Atuação da Advice Health:

– A Unimed João Pessoa não tem responsabilidade direta pelas ações da Advice Health, uma empresa de auditoria independente. Contudo, monitoramos rigorosamente todas as práticas de auditoria realizadas por prestadores de serviços para garantir a conformidade com as normas regulatórias e éticas.

Recentemente, ações coordenadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelo Ministério Público têm sido intensificadas para combater práticas ilegais no mercado de cirurgias, especialmente em casos suspeitos de cartelização envolvendo órteses e próteses, como exemplificado pela Operação Escoliose nos estados do RN, PB e PE. Tais operações são essenciais para proteger a integridade da saúde dos pacientes e garantir a pertinência médica das intervenções.

A Unimed João Pessoa reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e para colaborar com as autoridades competentes na apuração dos fatos.

Atenciosamente,

Unimed João Pessoa