O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) vai para a terceira disputa pela Prefeitura de João Pessoa, nas eleições deste ano. Oficializado em convenção, nesta segunda-feira (5), terá como vice Amanda Melo (MDB), conhecida por Amanda CSI. Inicia a caminhada buscando melhorar o desempenho em relação aos pleitos anteriores.
Em 2004, o então deputado estadual Ricardo Coutinho, à época no PSB, venceu com mais de 64% dos votos. Ruy obteve 103.108 votos. Estava filiado ao PSDB e tinha o apoio do agora prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP), principal adversário de Ruy e de Ricardo.
A convenção contou com a participação do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Voltou a disputar a Prefeitura, em 2020, após um hiato de 16 anos em eleições municipais. Por muito pouco não chegou ao segundo turno. Chegaram lá Cícero e o “novato” em eleições na Capital, o comunicador Nilvan Ferreira. Obteve 59.730 votos.
Em 2024, filiado ao Podemos, Ruy mais uma vez coloco o nome pra jogo. Mas, precisou recalcular a rota ao perde o principal discurso, enquanto oposição: o de anticorrupção. Foi condenado a 20 anos de prisão, em primeira instância, por improbidade administrativa. O tema era sempre disparado contra Cícero, em referência à Operação Confraria.
Conseguiu um arco de alianças importante – terá ao lado o União Brasil, MDB e PSDB – que garantirão recursos e tempo de rádio e TV, mas será necessário muito mais que isso: precisa convencer.