João Pessoa é a capital do Nordeste com a menor participação de mulheres na Câmara Municipal, segundo o site Movimento é fato (@efato.eleicoes), com 3.8% de representatividade.
Ter mais mulheres na Câmara Municipal significa a possibilidade de contribuição com atenção às pautas e projetos que tenham um olhar para a qualidade de vida, especialmente do sexo feminino.
Políticas públicas para redução urgente dos casos de feminicídio, salário igual para quem desempenha as mesmas funções (princípio da isonomia salarial – Lei 14.611/23), creches acessíveis e com qualidade, são algumas das pautas, entre tantas outras, que pedem a atenção na Câmara Municipal.
A Câmara da Capital, atualmente, conta apenas com uma representante mulher, dentre os 27 vereadores. Com o aumento para 29 vagas, a partir das eleições deste ano, muitas mulheres estão concorrendo ao pleito.
Nas eleições desse ano, de acordo com a regra eleitoral, 30% das vagas destinadas aos partidos devem ser de representação feminina.
Uma das mulheres que vem se destacando nessa corrida, é Amanda Diniz, que vai concorrer pelo PDT, que vem discutindo esses temas junto à sua equipe, durante reuniões com lideranças e a população nos bairros da Capital.
A ideia é que, a partir de agosto, a equipe passe a trabalhar as pautas, elaborando uma planilha de propostas que serão amplamente discutidas.
Leave a Reply