Jhony discute serviços de oncologia com direção do HNL

A área de oncologia da Paraíba está prestes a viver um novo momento. Nesta quarta-feira (17), o secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, esteve no Hospital Napoleão Laureano (HNL) para dar início as tratativas de ampliação dos serviços ofertados pelo HNL.

O representante estadual esteve reunido com o presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena Filho, e diretoria do hospital, a fim contar com a expertise do HNL no Programa Paraíba Contra o Câncer.

“Nosso objetivo aqui é fazer uma discussão do que a gente pretende construir dentro desse novo programa do governo João Azevêdo. A gestão elegeu a oncologia como prioridade absoluta da nossa secretaria de Saúde e o governador abraçou nossa ideia. Precisamos somar forças para que possamos ampliar o acesso à oncologia dos usuários SUS na Paraíba”, explicou Jhony Bezerra.

O presidente da FNL fez questão reafirmar o comprometimento do Laureano em combater o câncer na Paraíba, como já vem fazendo há quase 62 anos.

“A vinda do secretário de Saúde ao nosso hospital só demonstra o papel que esse hospital tem para todos os paraibanos, sobretudo por sermos o único CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) do estado” destacou Marcelo Lucena.

Ele complementou: “Os pacientes merecem todo esse apoio. Inclusive, na parte da radioterapia contem com o Laureano para a implantação da radioterapia no Sertão. O Laureano sempre será parceiro e apoiador de qualquer programa de combate ao câncer”.

Jhony também dialogou com os médicos das áreas de radioterapia, hematologia, urologia, neurologia, ginecologia e cirurgias oncológicas do Laureano.

“Vim dialogar para saber o que a gente consegue produzir aqui no Napoleão Laureano, além do que já se realiza atualmente, para que possamos ampliar a capacidade de diagnóstico, de cirurgias, de tratamentos, de leitos, da oncohematologia priorizando a oncologia na Paraíba”, ressaltou o secretário estadual de Saúde. 

Segundo o gestor estadual, os principais pontos do programa Paraíba Contra o Câncer é fortalecer as unidades já existentes no estado (a exemplo do HNL) para levar o atendimento oncológico ao interior do Paraíba.

Disse ainda que o hospital Laureano será primordial para regionalizar os tratamentos, o acesso ao diagnóstico e biópsia, com a realização de exames avançados que proporcionará o estadiamento da oncologia.

“Esses serviços contratualizados pelo governo do estado serão regulados pela Secretaria Estadual de Saúde e isso com certeza vai expandir os atendimentos, garantindo que os usuários dos 223 municípios tenham acesso aos serviços oncologia”, disse o secretário.

E concluiu: “Tenho certeza que vamos conseguir avançar muito, porque sei da capacidade que o Laureano tem. Nosso objetivo é dar acesso integral ao doente, com todo o corpo oncológico existente aqui e nos demais hospitais UNACON (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia) da Paraíba”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.