Projeto de reordenamento e preservação da Orla Marítima de João Pessoa prevê a colocação de “estacas-pranchas” para conter o avanço do mar do Bessa, alem da construção de um calçadão.
Também inclui a devolução da segunda faixa de veículos em Manaira, além de intervenções na Praia do Seixas.
O prefeito Cícero Lucena apresentou o conjunto de ações, algumas já em andamento, nesta terça-feira (24). Durante encontro na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Cícero citou a proteção da calçadinha de Cabo Branco e Academia ao ar Livre.
Ele afirmou que todas as mudanças têm sido dialogadas com a população. E que, por isso, resgatou o Comitê Gestor da Orla.
“João Pessoa cresce cada vez mais e isso aumenta a nossa responsabilidade, porque sem dúvida todo mundo tem vivido e percebido o quanto a cidade está uma referência nacional em termos de destino turístico. Todos podem colaborar, reivindicando, cobrando, sugerindo e fazendo”, afirmou o prefeito.
O secretário de Planejamento, José William. apresentou as ações contidas no Projeto Orla, submetidas ao Comitê Gestor.
“É uma oportunidade de opinar, de conversar, de discutir, de sugerir para que a gente possa ter realmente aquela ordem de buscar se aproximar ao máximo e, principalmente, fazer com que a vontade da maioria consiga naturalmente prevalecer. A Orla é um dos nossos maiores patrimônios, talvez seja um dos mais bonitos de João Pessoa e desse Brasil, todos precisam participar”, afirmou
Intervenções previstas:
Orla do Bessa – Urbanização a beira-mar, com a criação de um calçadão para passeio e contemplação, acessos à Orla, que também terá uma obra de contenção, com a colocação de estacas-pranchas, a exemplo do que ocorre em Cabo Branco.
Manaíra – Projeto do Largo da Gameleira, que se estenderá pela Avenida João Maurício, até a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, para a devolução da segunda faixa de rolamento. Vai converter ciclofaixa em ciclovia, deslocando-a em direção a calçada.
Praça de Iemanjá – Projeto de reforma e requalificação da Praça Aprígio de Carvalho, com o resgate urbano da área, devolvendo para a população áreas de convívio e contemplação.
Projeto Sol Nascente – Reordenamento e reestruturação de bares e restaurantes, com boxes padronizados na Praia do Seixas.
Centro de Apoio ao Turista – Equipamento na Orla de Tambaú, com serviços de informações aos turistas. Prevê a instalação de construções sustentáveis na área.
Leave a Reply