O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) se reuniu, em Brasília, com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP). Ao lado de outros gestores que integram a Frente Nacional de Prefeitos, o pessoense discutiu a necessidade de ampliação dos recursos destinados pelo governo federal para o pagamento do piso nacional da enfermagem.
A Capital paraibana receberá pouco mais de R$ 8 milhões por mês para pagar os profissionais, o que ainda teria que haver um complemento.
O secretário de Saúde do município, Luiz Ferreira, afirmou que os recursos só darão para abarcar o que atuam na rede municipal e e esses terão prioridade.
Ele atentou ainda que, de acordo com a medida publicada no último sábado (13), esses recursos teriam que abarcar toda a rede SUS, incluindo os hospitais filantrópicos, o que não daria para pagar. Segundo ele, seriam necessários mais R$ 8 milhões.
Cícero repetiu a Arthur Lira que os gestores são favoráveis ao pagamento do piso. “Quando o piso nacional foi aprovado, apontamos que éramos a favor, mas que precisávamos encontrar fontes de financiamento., da qual sou secretário nacional, trabalhamos junto ao Congresso e ao Governo de Transição para encontrar essa fonte”, declarou o prefeito
Ele complementou: “Agora é hora de trabalhar para universalizar este direito”.
O encontro contou com a participação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que é presidente da Frente Nacional, e de outros gestores municipais membros da diretoria. O prefeito Cícero Lucena viaja acompanhado do secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares.
Os deputados federais paraibanos Mersinho Lucena e Romero Rodrigues também estiveram presentes.
Leave a Reply