O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou o Twitter na noite desse sábado (8) para anunciar as primeiras ações da operação ‘Escola Segura’, após o ataque a uma creche de Blumenau (SC), onde quatro crianças foram assassinadas.
Segundo Dino, o ministério solicitou a exclusão de 270 contas na rede social que “veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas”. Ele informou que os conteúdos e autores estão sendo investigados.
Além disso, foram cumpridos mandados de busca com apreensão de sete armas “e prisão de suspeito”. O ministro ainda disse que houve solicitação para que a plataforma TikTok retire do ar duas contas que estavam viralizando “conteúdo que incitava medo nas famílias”.
A operação ‘Escola Segura’ teve início na última quarta-feira (6).
Dentro do pacote de ações do Ministério da Justiça para o combate à violência, a pasta vai investir R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares ou similares.
A medida, autorizada pelo presidente Lula, será feita por meio de um edital, a ser divulgado esta semana. Os recursos sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública e serão ofertados aos estados e municípios, que detém a competência constitucional para fazer o patrulhamento ostensivo.
Leave a Reply