Resolução divulgada pelo PT da Paraíba manda um recado claro às candidaturas “fora de época” a prefeito de João Pessoa. Quem esperava que o partido iniciaria 2023 antecipando o debate, vai precisar aguardar as etapas já “tradicionais”.
O documento fala em organização interna, a exemplo das Comissões Provisórias nos municípios. É preciso lembrar também que agora não anda “sozinho”, a Federação Brasil da Esperança conta ainda com PV e PCdoB. Decisões de candidaturas próprias devem estar alinhadas.
Em João Pessoa, a disputa interna no PT já começou. Os deputados estaduais Luciano Cartaxo, prefeito da Capital por dois mandatos, e Cida Ramos, que já disputou as eleições municipais em 2016, ficou em segundo lugar, perdendo para Cartaxo, agora companheiro de legenda.
E, ainda tem uma outra via interna que surge com a vitória de João Azevêdo, aliado do presidente Lula: o apoio à candidatura indicada pelo governador. A uma possibilidade de referendar o nome de Cícero Lucena, candidatura natural à reeleição. Mas, em se tratando de PT e na Paraíba, está tudo em aberto.
“O PT precisa se preparar e, com essa perspectiva, 2023 será um ano de organização interna do partido em todo o país. Nesse sentido, vamos movimentar e mobilizar filiados e filiadas em todas as Instâncias e Setoriais, debatendo com a militância petista a nossa organização partidária, nosso programa e a nossa construção interna”, diz trecho da resolução.
E mais: “Na Paraíba, urge promovermos atividades regionalizadas visando criar, reorganizar, apoiar e acompanhar as Comissões Provisórias e os Diretórios Municipais. Atividades de formação política setorizada, encontros regionais e setoriais serão fundamentais para prepararmos a base partidária para os próximos desafios”.
Leave a Reply