A PEC da Reeleição’, ou a ‘PEC da Rasteira’ como foi apelidada, pegou os parlamentares de surpresa na sessão desta terça-feira (20), da Assembleia Legislativa da Paraíba. A proposta é de autoria do atual presidente, deputado Adriano Galdino, e outros 11 parlamentares.
Em tese, autoriza o deputado Adriano Galdino a disputar a presidência da Casa nos 1º e 2º biênios: A votação, que teve os votos contrários de Hervázio Bezerra, Taciano Diniz, Inácio Falcão e Branco Mendes, acendeu a luz amarela principalmente para este último, que já foi anunciado pelo Republicanos como candidato no 1º biênio.
A PEC disciplina uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre eleição e reeleição de Mesas Diretoras das Assembleias. Só que a decisão que permite uma eleição e apenas uma eleição, independente da legislatura, só vale a partir de janeiro de 2020.
Acontece que Adriano Galdino foi eleito em 2019, o que daria condição a ele de participar já dessa eleição prevista para acontecer em 1º de fevereiro., logo após a posse dos eleitos.
Os bochichos já movimentam os corredores da Assembleia com os fantasmas das eleições das Mesas em 2015 e 2019 pairando no ar. Até porque, segundo a rádio peão, o combinado era não votar a PEC agora.
Leave a Reply