Em entrevista ao Hora H, o deputado federal reeleito Ruy Carneiro (PSC) garantiu que, até o final do ano, as fontes de financiamento para o pagamento do piso nacional da enfermagem estarão definidas.
Ruy disse que se reuniu com o presidente da Câmara, deputado federal Artur Lira (PP), para tratar do assunto e recebeu informações de que nas próximas semanas se chegará a uma solução.
“Está tudo encaminhado para isso. Com o que eu conversei com o presidente da Câmara Arthur Lira na semana passada e está tudo encaminhado com esse objetivo”, disse.
Ruy citou várias fontes que podem gerar dividendos para o custeio do piso da enfermagem. Entre elas, as apostas feitas pela internet, que segundo ele, não pagam um centavo de impostos. Já para os privados, uma saída seria a desoneração da folha.
O parlamentar rebateu comentários de que houve precipitação na aprovação do piso pela Câmara, sem que houvesse definição de onde sairiam os recursos para custear os reajustes salarias. Para Ruy, diferente de outras categorias que vinham tendo melhorias salariais, a saúde ficou esquecida.
“Existem várias fontes de recursos. O que aconteceu é que essas fontes ficaram paradas no Senado e o projeto como um todo avançou na Câmara. Mas, era importante o fato acontecer”, enfatizou.
Ruy Carneiro disse ainda que manterá os trabalhos na Comissão de Seguridade da Casa para avaliar todos os pisos da Saúde no sentido de promover os ajustes necessários para beneficiar os profissionais desse setor.
“Para que a Saúde não fique sendo tratada piso a piso. Já tratamos do piso do agente comunitário de saúde, agora da enfermagem e é preciso que se veja todas as categorias e, consequentemente, os meiso de financiamento para isso”, destacou.
Leave a Reply