Nota técnica da Secretaria de Saúde do estado voltou a recomendar o uso da máscara, além do reforço do esquema vacinal e demais medidas sanitárias, para evitar o avanço da Covid-19, síndromes gripais e da varíola dos macacos.
Segundo a nota, o uso de máscaras é recomendado principalmente para pessoas do grupo de risco, como imunossuprimidos, com comorbidades, idosos, principalmente acima de 70 anos e gestante; pessoas não vacinadas, ou com vacinação incompleta e nos estabelecimentos e serviços de saúde como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias.
Na Paraíba, o uso de máscaras em locais abertos em todo o território estadual e também em locais fechados nos municípios em que pelo menos 70% da população acima de cinco anos estivesse vacinada deixou de ser obrigatório no dia 8 de abril.
O Colegiado Estadual para Avaliação dos Protocolos Novo Normal Paraíba também recomendou que pessoas com suspeita de Covid-19 ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, devendo ser orientadas a procurar atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras cobrindo corretamente nariz e boca.
Também foi recomendado que a comunidade escolar mantenha as ações previstas no plano Novo Normal com ações de prevenção, monitoramento de casos, atividades de ensino do uso adequado das máscaras, protocolo sanitário e outras medidas de prevenção, incluindo conscientização sobre a importância da vacinação.
Leave a Reply