O MDB da Paraíba, comandado pro senador Veneziano Vital do Rêgo, não participou da reunião do partido que aprovou a aliança nacional com o Cidadania e o PSDB para as eleições presidenciais deste ano.
A candidata do grupo, até o momento, é a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Além da Paraíba, Alagoas e Ceará, que são mais próximos ao ex-presidente Lula (PT), não teriam se manifestado, segundo o presidente do partido.
Veneziano tem repetido que o MDB na Paraíba apoia Lula, inclusive com aliança estadual anunciada com o PT. Ele é pré-candidato ao Governo e deve ter o ex-governador Ricardo Coutinho na vaga de vice, caso seja liberado pela Justiça já que está inelegível.
“Nunca vamos atingir a unanimidade, mas pelo apoio demonstrado hoje, mais de 90% do MDB e dos convencionais apoiam abertamente a candidatura de Simone Tebet“, disse o presidente do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP).
A decisão depende, agora, de decisões semelhantes dos outros dois partidos. O Cidadania tinha reunião marcada para a noite dessa terça, quando também aprovou o apoio à emedebita.
O PSDB também tinha marcado reunião para a mesma data. Porém, depois que ex-governador de São Paulo João Doria abandonou a disputa, os grupos ligados ao deputado federal Aécio Neves (MG) e ao ex-senador José Aníbal lideraram uma rebelião interna contra o apoio a Tebet.
Defendem que o partido tenha um candidato próprio. Dessa forma, a reunião ficou para a próxima semana, em 2 de junho. A intenção do presidente da sigla, Bruno Araújo, e dos seus aliados, no entanto, é apoiar Tebet.
Leave a Reply