Profissionais da área de enfermagem lotam o plenário da Câmara Federal, no início da tarde desta quarta-feira (4). Foram acompanhar a votação do Projeto de Lei 2564/20, que estabelece um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
O projeto foi apresentado em 2020, passou pelo Senado e está na pauta de votação da Câmara, mas enfrenta resistência das entidades municipalistas.
Em vídeo postado agora há pouco nas redes sociais, o deputado federal paraibano Gervásio Maia Filho (PSB) mostrou o plenário lotado. “Hoje é o dia em que vamos reparar essa histórica injustiça para com esses profissionais”, disse o socialista.
Outros deputados paraibanos já declararam voto favorável ao projeto a exemplo de Ruy Carneiro, Efraim Filho, Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano e Julian Lemos.
A sessão plenária já teve início. Acompanhe AO VIVO AQUI
Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.
Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
Leave a Reply