Opera Paraíba vai ofertar cirurgias ortopédicas

A Secretaria de Saúde do estado anunciou a ampliação do programa Opera Paraíba. A partir deste mês, as cirurgias ortopédicas passam a fazer parte do quadro de procedimentos.

De acordo com o coordenador do programa, médico Adilson Júnior, informou a ampliação durante reunião com os diretores de todos os hospitais da rede, no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), na Capital.

Consideradas cirurgias de alta complexidade, as intervenções vão ser realizadas no Hospital de Trauma de João Pessoa, que passa a integrar a rede de hospitais do Opera Paraíba. Lá serão atendidos os pacientes da 1ª macrorregião de saúde.

O Hospital de Clínicas, em Campina Grande, será a segunda unidade do estado a oferecer cirurgias ortopédicas e vai abranger os usuários do interior.

“Já começamos a realizar os procedimentos, de forma piloto, no Trauma de João Pessoa, com cirurgias de ombro, joelho e quadril. São intervenções complexas que, muitas vezes, precisam da colocação de próteses ou órteses”, explicou Adilson Júnior.

Disse ainda que o Governo do Estado, diante da demanda alta no estado, trabalha para zerar a fila existente.

Atualmente, as especialidades oferecidas pelo programa são de cirurgia-geral, ginecologia, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Em 2022, o Opera Paraíba já realizou mais de quatro mil procedimentos, beneficiando usuários da todas as regiões.

“Nosso desafio, este ano, é realizar 20 mil cirurgias por toda a Paraíba e fazer chegar mais longe as ações de saúde aos paraibanos que antes precisavam se deslocar para Campina Grande ou João Pessoa para fazer um procedimento simples”, destacou o secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra.

Leave a Reply

Your email address will not be published.