Novo decreto publicado pela Prefeitura de Campina Grande, neste sábado (12), flexibiliza o uso de máscaras na cidade, em ambientes abertos.
A decisão acontece dois dias após o Ministério Publico da Paraíba recomendar a não liberação, inclusive dando prazo de 24 horas para que o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) respondesse se acataria ou não.
Também vai de encontro ao decreto do Governo do Estado, que determina o uso obrigatório em ambientes abertos e fechados, públicos e privados.
Durante passagem por Campina Grande, nessa sexta-feira (11), o governador João Azevêdo chamou de “modismo” a decisão de prefeitos paraibanos de desobrigar o uso da máscara.
“Eu me preocupo muito quando as pessoas querem tomar decisões com base em achismos. São Paulo vai liberar o uso de máscaras, então, vamos todo mundo liberar. É preciso ter cuidado”, ressaltou João.
A partir de agora, o uso de máscaras faciais em locais abertos é facultativo, em Campina Grande.
“A decisão foi tomada com base nos números mais recentes da pandemia, que mostram a redução no número de novos casos e de ocupação de leitos, bem como o avanço da vacinação da população a partir de cinco anos”, disse Bruno.
O decreto, que já foi publicado na Separata do Município, permite que qualquer cidadão permaneça sem máscara em ambientes abertos, tais como parques, praças e campos de futebol.
Em ambientes fechados, no entanto, o uso do dispositivo de proteção individual permanece obrigatório.
Ainda de acordo com o decreto, a partir do dia 21 deste mês, as aulas nas escolas, creches e demais equipamentos da rede municipal de ensino, estão autorizados a funcionar com 100% da capacidade das salas.
Leave a Reply