A Prefeitura de João Pessoa já vacinou 18.193 crianças de 5 a 11 anos, contra a Covid-19, desde o início da campanha de vacinação infantil no dia 16 de janeiro deste ano.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, o processo de vacinação tem avançado em ritmo importante para atingir o público-alvo com eficiência.
A consolidação dos dados e a divulgação nas plataformas digitais, no entanto, está levando em torno de 72 horas após as informações cadastradas, de forma manual, serem inseridas no sistema.
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS, a demora na consolidação dos dados no Portal da Transparência da Prefeitura e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Vacinação, se deve a todo processo de vacinação das crianças ser manual.
Diferente do que ocorre na vacinação dos outros grupos que, no ato do agendamento, o usuário já preenche os dados utilizados e eles são exportados para a base do Ministério da Saúde.
“Para vacinação dos adultos e adolescentes, todo processo foi informatizado, pelo site e aplicativo ‘Vacina JP’, o que otimiza e da celeridade na consolidação dos números e transferência de informação para plataforma utilizada pelo Ministério da Saúde”, destacou.
Ele complementou: “No caso das crianças, além de muitas não possuírem CPF, para garantir a assistência decidimos fazer pelo Cartão SUS e de forma manual, basta procurar um posto de vacina sem agendamentos”.
Vacinação – Para as crianças tomarem a vacina não é necessário agendamento, basta apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência na Capital.
Sem riscos – A médica infectologista Marcela Santos, que trabalha na Rede Municipal de Saúde, destacou a importância da vacinação para as crianças. Segundo ela, os testes comprovam que a imunização não gera riscos para a saúde dos pequenos.
“Não há nenhuma contraindicação para a vacinação de crianças. Todos os testes que foram realizados comprovam que a imunização deste público é segura. Mesmo que os números mostrem que as crianças não adoeçam tanto, é de suma importância que elas também completem o ciclo vacinal”, explicou a médica.
Balanço – Para o público infantil, a vacinação teve início no dia 16 de janeiro e cerca de 80 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, com a ampliação da faixa etária de 5 a 11 anos.
Neste grupo, estão sendo administrados o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a um terço da dose normal, e a Coronavac/Butantan.
Leave a Reply