Matrículas na rede estadual têm início nesta segunda

A Secretaria de Educação abre, nesta segunda-feira (3), as matrículas para a Rede Estadual de Ensino, que poderão ser realizadas de forma digital, por meio do site matricula.see.pb.gov.br.

Para os alunos veteranos, a renovação vai de hoje até a próxima sexta-feira (7). Já para os novatos, acontece de 17 a 21 deste mês.
 
Os veteranos e os novatos provenientes das redes privada, municipal, federal ou estadual por meio de transferência, passarão por duas etapas no processo de renovação e de matrícula: ‘Cadastro Escolar’ e ‘Efetivação da Matrícula’ feita de forma online pela escola.
 
O status do processo poderá ser acompanhado através do site matricula.see.pb.gov.br e, caso seja necessário, deverá realizar a atualização dos dados inseridos e documentos anexados.

A confirmação de renovação de matrículas será divulgada no site até o dia 14 deste mês e, para os novatos, será entre os dias 24 a 28.
 
Para as escolas que têm alta demanda, com ocupação superior a 80% das vagas disponibilizadas para estudantes veteranos, para o ano letivo de 2022 será realizado um processo seletivo pela própria escola no momento de validação das novas matrículas solicitadas.

A realização de processos seletivos simplificados com critérios próprios serão feitas apenas para as escolas CEEEA Sesquicentenário, Colégio da Polícia Militar “Estudante Rebeca Cristina Alves Simões”, Centro de Tecnologia – Inotech, Hotel Escola Bruxaxá e Escola de Arte, Tecnologia e Economia Criativa.
 
Para efeito de matrícula na rede estadual, os estudantes com situação identificada como abandono também terão assegurado o seu direito à vaga, tal como um estudante veterano, desde que a solicitação de renovação de matrícula se dê dentro dos prazos estabelecidos.

Caso contrário, este estudante será considerado novato e deverá cumprir o prazo deste grupo.

As escolas disponibilizarão os laboratórios de informática, durante o horário de funcionamento, bem como, oferecerão o apoio de um ou mais profissionais para dar as devidas orientações aos estudantes que desejam realizar a matrícula.

Renovação de matrícula – No ato da realização do Cadastro Escolar, o pai, a mãe ou responsável do estudante veterano menor ou maior de 18 anos, deverá apresentar as seguintes informações e documentos:

  • Código de Matrícula do Estudante no Sistema Saber;
  • Dados Pessoais do estudante, do responsável e informações de residência; 
  • Dados educacionais referente à renovação de matrícula solicitada.
  • Certidão de Nascimento;
  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Número do Cartão Nacional de Saúde;
  • Dados da Vacinação contra COVID – 19, quando for o caso.

Documentos para anexar no formato PDF:

  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS);
  • Cartão de Vacinação;
  • Comprovante de Vacinação contra COVID – 19, quando for o caso.

Novas matrículas – A inscrição no Cadastro Escolar deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável pelo o estudante menor ou pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos ou emancipado, com as seguintes informações:

  • Dados Pessoais do estudante, do responsável e informações de residência;
  • Dados educacionais referente à matrícula de origem, considerando os dois anos letivos anteriores;
  • Médias anuais em Língua Portuguesa e Matemática do ano letivo de 2020 e 2021, (exceto para estudantes da Educação Infantil, 1º Ano de Ensino Fundamental e casos excepcionais);
  • Indicação de cinco escolas da Rede Estadual de Ensino, de acordo com a preferência do estudante;
  • Dados da Certidão de Nascimento;
  • Dados do Registro Geral (RG);
  • Dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Dados do Cartão Nacional de Saúde (SUS);
  • Dados da Vacinação contra COVID – 19, quando for o caso.

Documentos para anexar no formato PDF:

  • Histórico Escolar;
  • Declaração de comprovação de escolaridade emitida pela escola;
  • Foto 3×4; Comprovante de residência;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS);
  • Cartão de Vacinação;
  • Comprovante de Vacinação (COVID -19), quando for o caso;
  • Declaração de solicitação de nome social emitida pelos representantes legais do estudante, quando for o caso;
  • Comprovante de quitação eleitoral (Título eleitoral), para estudantes maiores de 18 anos;
  • Comprovante de quitação militar (reservista) para estudantes do sexo masculino a partir dos 18 anos.

Distribuição das Novas Matrículas – As vagas nas escolas da rede estadual serão distribuídas de acordo com os seguintes critérios: proximidade da escola em relação a residência do estudante; estudantes provenientes de escolas das redes públicas, e estudantes que tiverem irmãos que solicitaram matrícula na mesma escola.

No caso de continuidade dos estudos, o atendimento dos estudantes concluintes dos Anos Iniciais (5º ano) e Anos Finais (9º ano) do Ensino Fundamental na rede estadual, deverá seguir o critério de prioridade de permanência de matrícula na própria escola.

Matrículas para Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Caracterizam-se como estudantes público-alvo da Educação Especial os estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

A efetivação da matrícula desse estudantes com público-alvo deverá ocorrer em classes comuns do ensino regular de todas as Escolas Estaduais e, também, ser ofertado o Atendimento Educacional Especializado, este último no contraturno da escolarização, em atendimento aos dispositivos contidos no Decreto Federal nº 7.611/2011.

Para o ingresso no AEE será necessária a realização de uma nova matrícula, distinta da matrícula regular, ficando o estudante com duas matrículas.  

O Cadastro Escolar para matrículas no AEE deverá ser realizado no site www.matricula.see.pb.gov.br, em área específica para este fim.

Poderão solicitar a matrícula no AEE estudantes regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino e nas Redes Municipais, cujo atendimento não seja possível por indisponibilidade em sua Rede. 

Matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Os procedimentos de Cadastro e Matrícula Escolar das escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam Educação de Jovens e Adultos serão similares às demais etapas e modalidades.

Para a matrícula na modalidade da EJA do Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 (quinze) anos completos e, para a EJA do Ensino Médio, é de 18 (dezoito) anos completos, no ato da matrícula.

O Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede estadual será organizado considerando a seguinte oferta: Educação de Jovens e Adultos presencial; Educação de Jovens e Adultos semipresencial e  Educação em Prisões. 

O Ensino na modalidade EJA será ofertado, anualmente, nas etapas: Ciclos I e II referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ciclos III e IV, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ciclo V e VI, referentes ao Ensino Médio.

Para o caso das unidades de ensino que ofertam Educação em Prisões, os processos de Cadastro e Matrícula Escolar deverão ser realizados pelos diretores das unidades ou profissional devidamente designado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.