A partir de agora, alunos da rede pública e privada de ensino da Paraíba terão direito a uma bonificação de 10% na nota do candidato, obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como processo de avaliação, para ingresso na Universidade Estadual da Paraíba.
A lei, cuja proposta é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, foi sancionada nesta quarta-feira (10) pelo governador João Azevêdo (Cidadania).
A sugestão foi aceita pela Universidade Federal da Paraíba que, através do Conselho de Ensino Superior, implantou o mesmo benefício para a seleção de alunos da instituição.
O texto diz que terão direito ao benefício, os alunos que tenham cursado todo o ensino médio em instituições da Paraíba e que residam no Estado.
Para isso, o candidato à vaga deverá apresentar a documentação exigida pela universidade para comprovação dos requisitos e, assim, ter acesso à bonificação.
Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Galdino observou que a livre competição pelo ingresso nas instituições permite que estudantes de estados tenham acesso às vagas em detrimento dos paraibanos.
“Tem-se a intenção de que os estudantes da localidade possam adquirir a formação específica e, ao menos parte deles, permaneça desempenhado as suas funções na região ou no Estado em que a instituição se situa, tornando as instituições mecanismo importante de transformação individual e social”, ressaltou.
Leave a Reply