O deputado federal Wilson Santiago protocolou carta de apoio, subscrita pelos 12 deputados federais e três senadores paraibanos, no Ministério da Educação. Eles reivindicam que o MEC reveja a decisão e retome o projeto do Instituto Federal do Sertão.
A iniciativa de Santiago, em recolher as assinaturas dos parlamentares paraibanos, se deu após a audiência pública realizada na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Câmara, ocorrida na última quarta-feira (20), que contou com a presença do ministro Milton Ribeiro.
Na ocasião, o ministro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior, deixando a Paraíba de fora após recusa da Reitoria do IFPB que se posicionou contra o desmembramento que criaria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba.
A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos IFEs.
Ainda durante a audiência, o parlamentar reclamou da decisão do MEC, solicitando que a criação do IF do Sertão fosse mantida.
“Cumprindo uma orientação do próprio ministro da Educação, comecei a recolher as assinaturas dos integrantes da bancada federal e todos concordaram com a criação do IF do Sertão. Entregamos o documento ao governo e agora esperamos que a decisão seja revista”, afirmou Wilson Santiago.
O ministro Milton Ribeiro informou ao deputado que requisitou novo estudo à equipe técnica e elaboração de uma planilha que será encaminhada ao Ministério da Economia, incluindo o projeto de desmembramento do IFPB e criando o Instituto Federal do Sertão.
Leave a Reply