Limite de transferência via Pix já está em vigor

Já estão valendo as três medidas aprovadas pelo Banco Central para a prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento. As regras já tinham sido apresentadas no fim de agosto, como maneira de coibir fraudes no Pix, mas só foram formalizadas na última quinta-feira (23).

Até 4 de outubro, as instituições bancárias deverão limitar a R$ 1 mil a prestação de serviços de pagamento para o período das 20h às 6h, incluindo Pix e TED. Após essa data, os clientes vão poder alterar o limite através dos canais de atendimento dos bancos.

Em uma frente, os bancos serão obrigados a realizar registros diários das ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraude na prestação de serviços de pagamento, discriminando, inclusive, as medidas corretivas adotadas.

Também até 16 de novembro, as instituições serão obrigadas a avaliar previamente clientes que ofereçam serviços com maquininhas que compensam os pagamentos no mesmo dia. De acordo com o BC, aumentou o número de golpes praticados nos meios de pagamentos digitais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.