O deputado estadual Tovar Correia Lima foi bem claro sobre PSDB e PT juntos, nas eleições do próximo ano. “Eu não vejo a menor chance de a gente abrir um diálogo com o futuro petista Ricardo Coutinho e o PSDB. Não espaço há para caminharmos em 2022 abraçados com a Calvário. Está descartado”.
A aliança chegou a ser cogitada pelo presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo. Depois, o petista reformulou a declaração e disse estar se referindo a uma aliança nacional.
E mais: “Se isso acontecer, os incomodados que se retirem, eu me retirarei do PSDB e talvez até do grupo para fazer parte de outro grupo, de uma outra discussão política”. Disse também não concordar com uma aliança PT-PSDB sequer no campo nacional, a exemplo do que alguns caciques tucanos têm defendido.
Sobre a volta das coligações partidárias, aprovadas pela Câmara Federal e que tramita no Senado agora, Tovar disse que toda mudança feita para “favorecer o momento”, é ruim para os eleitores. Disse ser contra as mudanças propostas.
Em 2018, prevaleceram as coligações para a escolha proporcional. Nas eleições municipais de 2020, foram extintas e a escolha dos vereadores se deu por lista partidária. Agora, para 2022, os deputados decidiram voltar ao que era. O Senado já mandou avisar que a mudança não deve passar.
Leave a Reply