Em uma solenidade que contou com a presença do governador João Azevêdo (Cidadania), o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) lançou, nesta segunda-feira (21), um pacote de obras com investimentos superiores a R$ 1 bilhão. O impacto destas intervenções na economia é imediato, gerando aproximadamente 40 mil empregos – 10 mil diretos e 30 mil indiretos.
Os recursos são de emendas parlamentares individuais, da bancada federal paraibana e ainda do Governo do Estado – esses são da ordem de R$ 61 milhões – através de parcerias. Estiveram presentes o vice-prefeito Leo Bezerra, os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Julian Lemos (PSL) e Efraim Filho (Democratas), coordenador da bancada no Congresso.
O plano, intitulado “Agora tem Trabalho”, prevê intervenções como a construção de duas novas UPAs, da Clínica do Pet, a ponte que ligará Mangabeira-Valentina, mais de 3,8 mil novas unidades habitacionais, além do Parque Jardim Três Ruas.
“Em menos de seis meses de gestão estamos anunciando o maior programa de obras da história da cidade. São intervenções que vão alavancar nossa economia e trazer desenvolvimento para a cidade neste momento em que vivemos a maior crise sanitária já vista, o que vai abrir caminho para a retomada”, declarou o prefeito Cícero Lucena.
O governador João Azevedo afirmou que Cícero está fazendo o que a cidade esperava dele enquanto gestor. “Quero parabenizar o prefeito por lançar, em um momento como este de tanta dificuldade, um pacote de obras tão ambicioso. Coloco o Estado sempre à disposição para ajudar objetivando a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
A mobilidade e o sistema viário passarão por um grande impacto na cidade. Além da implantação de 150 quilômetros de malha asfáltica e do calçamento de 500 ruas, a gestão municipal pretende realizar obras que devem mudar a vida da população. No Geisel, o cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Abelardo Targino será qualificado com uma rotatória. A passagem entre os bairros de Mangabeira e Valentina, inviabilizada em dias de chuva, vai ganhar uma ponte.
As obras dos terminais de integração Metropolitano e do Valentina serão concluídas e a rua Diógenes Chianca e a avenida Hilton Souto Maior vão passar a formar o binário do Unipê. Também será iniciada a Nova Hilton Souto Maior, que contará com otimização do trânsito, melhorias na urbanização e acessibilidade, além da estrutura ideal para pedestres e ciclistas.
O pacote de obras ainda prevê a requalificação do acesso da PB-008 à Barra de Gramame e Praia do Sol. A Prefeitura irá investir ainda na modernização dos semáforos e sinalização dos principais corredores da cidade e adequações de acessibilidade em vias de fluxo intenso.
Parques e mercados – Para garantir mais bem-estar e uma melhor experiência na cidade, a Prefeitura de João Pessoa vai investir em parques. Um deles é o Parque Jardim Três Ruas, nos Bancários, que vai transformar a área em um espaço de prática esportiva, convivência e lazer, além de aprimorar a infraestrutura de trânsito. Além disso, estão previstas seis novas praças espalhadas pela cidade.
A gestão ainda vai garantir mais conforto para comerciantes e consumidores dos mercados públicos com as reformas destas unidades em Oitizeiro, Castelo Branco, Bairro dos Estados, Rangel e o Mercado Central e Rangel.
Saúde e educação – Áreas essenciais como saúde e educação também estão contempladas. Estão previstas a construção de duas novas UPAs no Bairro das Indústrias e no João Paulo II, do Complexo de Doenças Raras, e da Clínica do Pet, o primeiro hospital veterinário público da cidade. Ainda está prevista a construção do Centro de Apoio a PCD, que vai acolher pessoas com deficiência e trabalhar pela sua qualidade de vida.
Com os recursos destinados à área de Educação, estão previstas a construção de seis novas escolas e a reforma e ampliação de outras 32 unidades de ensino.
Infraestrutura e Habitação – No que diz respeito à infraestrutura será realizada a implantação de sistema de iluminação em led em 60 mil pontos. Também estão previstas a drenagem dos pontos críticos de alagamento e a recuperação da calçadinha do Cabo Branco.
Na Habitação, será iniciada a construção de 3.852 unidades habitacionais para atender quem não possui casa própria ou vive em condições insalubres. Além disso, serão reformadas duas mil moradias.
Parceria com o Governo – Outras obras importantes serão realizadas em parceria com o Governo do Estado. Serão seis ligações viárias que vão facilitar o acesso entre bairros, reduzir congestionamentos e diminuir o tempo de percurso. Serão interligados o Altiplano/UFPB, PB-008/Mangabeira V, Avenida das Indústrias/Cidade Verde, Bairro das Indústrias/Santa Rita, Bairro das Indústrias/Bayeux e Bancários/UFPB. Além disso, está prevista a construção do viaduto sobre a BR-101 na entrada do Bairro das Indústrias e as vias do Polo Turístico Cabo Branco.
Presenças – O anúncio do pacote de obras foi acompanhado ainda pelos deputados estaduais Wilson Filho (líder do Governo na Assembleia Legislativa), Hervázio Bezerra, Ricardo Barbosa e João Gonçalves, o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, e o líder governista Bruno Farias, dentre diversos outros vereadores da Capital. Também estiveram presentes secretários das gestões estadual e municipal.
Leave a Reply