O governador João Azevêdo (Cidadania) se reuniu, neste domingo (07), por meio de videoconferência, com representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas da Paraíba, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Campina Grande, ocasião em que foi discutido o aumento de casos de Covid-19 na Paraíba e a necessidade de evitar uma maior propagação da doença.
A reunião encerrou sem consenso sobre quais medidas devem ser adotadas para conter o repico de casos de Covid-19, cujo número de infectados pela doença tem ultrapassado a casa dos mil, nas últimas semanas. As mortes também estão em uma crescente. “Nós devemos ter a visão de que a Paraíba toda precisa fazer esse enfrentamento, só assim, vamos vencer esse momento”, disse João Azevêdo.
Na oportunidade, o gestor apresentou o trabalho do Governo para ampliar a oferta de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todas as macrorregiões de Saúde, mas ponderou para a alta taxa de transmissibilidade do vírus. O decreto com medidas mais rígidas tem vigência até esta quarta-feira (10). Há a expectativa de que seja estendido por mais 10 dias.
“Mesmo com a abertura de novos leitos, estamos no pico da pandemia e precisamos ter uma clareza da fase diferente e difícil que estamos atravessando. As nossas ações devem levar em consideração o espírito de humanidade, de solidariedade, com respeito aos setores econômicos e com foco na vida”, pontuou.
Ele também falou sobre a importância da imunização da população e da expectativa para a chegada de novas doses das vacinas nos próximos meses. “Se a projeção do Ministério da Saúde se confirmar, poderemos ampliar o público vacinado, seguindo o Plano Nacional de Imunização, mas enquanto a vacina não chega em quantidades suficientes, precisamos manter os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias”, acrescentou.
Na reunião virtual também ficou acertado que os gestores manterão o diálogo para discutir as ações de enfrentamento da pandemia na Paraíba.
Dentre as autoridades que participaram da videoconferência estão o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o presidente do TJPB, desembargador Saulo Benevides; o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão; e o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, o procurador da República José Guilherme Ferraz, além de gestores da Secretaria de Saúde do Estado.
De acordo com a 20ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, divulgada neste sábado (06), 95% (211) dos municípios paraibanos estão em bandeira laranja; 4% (8 municípios) figuram em bandeira vermelha e apenas quatro municípios têm bandeira amarela, representando uma redução de 97% em relação à avaliação anterior, a menor participação desta bandeira desde o início dos ciclos avaliativos do plano.
O boletim deste domingo aponta que a Paraíba já confirmou 229.194 casos de coronavírus e 4.679 óbitos. A ocupação de leitos de UTI chega a 80% e de enfermaria, 69%.
Leave a Reply