PSOL da Paraíba vai ao TSE contra Flávio Bolsonaro e Fábio Lopes por propaganda antecipada

O Diretório Estadual do (PSOL na Paraíba protocolou representação por propaganda eleitoral antecipada, no Tribunal Superior Eleitoral, contra o senador Flávio Bolsonaro e o vereador de João Pessoa, Fábio Lopes (PL), este último pré-candidato a deputado estadual.

Flávio Bolsonaro é pré-candidato à Presidência da República. A ação está sob a relatoria da ministra Estela Aranha.

A representação, assinada pelo pré-candidato ao governo pela legenda, o advogado Olímpio Rocha, aponta a realização de uma série de adesivaços e atos públicos promovidos por Fábio Lopes, em João Pessoa e Campina Grande, com material gráfico e audiovisual contendo expressões como ‘Flávio 2026’, ‘Flávio Presidente’ e ‘É preciso eleger Flávio Bolsonaro’.

Na ação, o partido alega que tais elementos configuram pedido explícito de voto e, portanto, violam a legislação eleitoral, que só permite propaganda a partir de 15 de agosto do ano da eleição.

Os atos, amplamente divulgados nas redes sociais, incluem vídeos, panfletos digitais e mobilizações de rua que, segundo a ação, beneficiam diretamente o senador Flávio Bolsonaro, projetando sua futura candidatura presidencial para 2026.

O PSOL pede, entre outras medidas, a retirada imediata do conteúdo das redes sociais, a proibição de novas divulgações e a aplicação de multa aos envolvidos, além da remessa do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de eventual abuso de poder político.

A representação completa já foi registrada no sistema eletrônico do TSE e aguarda análise da relatora.