Como pode uma federação partidária como a União Progressista ter três pré-candidatos ao Governo na Paraíba e, ao mesmo tempo ainda não saber para onde vai e até mesmo com quem?
São eles o vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o senador Efraim Filho.
Poderia ser uma terceira força considerável, mas os conflitos entre as lideranças e seus posicionamentos, a torna, a preço de hoje, mais uma. Ou não?
Efraim é pré-candidato pela oposição raiz, que tem ainda Pedro Cunha Lima e Romero Rodrigues. Mas, tem atraído simpatizantes como o ex-ministro Marcelo Queiroga, um dos líderes da oposição bolsonarista.
Lucas e Cícero estão no Progressistas, que poderia comandar a federação se levar em conta mandatos. Mas, há cenários a se considerar: Lucas é candidato natural à reeleição e Cícero tem liderado as pesquisas divulgadas até agora. Os dois figuram na base do governador João Azevêdo e não parecem dispostos a abrir mão da disputa.
Ao final, a federação tem tudo e, ao mesmo tempo, nada. O comando só será definido em abril do próximo ano e, independente de com quem ficar, não chegará às urnas unida.




