O Tribunal de Contas da Paraíba terá a primeira mulher na Corte. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (18), por maioria dos presentes – foram 31 votos a favor e um contrário – o nome de Alanna Camila dos Santos Galdino Vieira, filha do presidente da Casa, o Adriano Galdino, para integrar o órgão na vaga aberta com a aposentadoria de Arthur Cunha Lima.
Adriano Galdino se absteve de votar. O voto contrário declarado foi de Walber Virgolino (PL) e a votação foi secreta. Ausentes os deputados Gilbertinho (União Brasil), Eduardo Carneiro (Solidariedade) e Hervázio Bezerra (PSB).
Após a aprovação, cabe agora ao presidente da Assembleia Legislativa promulgar e publicar o Decreto Legislativo de indicação do Conselheiro escolhido, encaminhando cópia ao Governador do Estado para a respectiva nomeação.
Apenas a bacharel em direito e estudante de medicina Alanna Galdino registrou inscrição para a disputa pela vaga de conselheiro, com o requerimento de candidatura, subscrito por 28 dos 36 deputados.
Antes da votação, o vice-presidente Felipe Leitão colocou para votação requerimento que descartava a realização de uma audiência pública, pela Casa, para que Alanna fosse sabatinada. Disse que seria “optativa”.
Segundo explicou, a advogada teria comprovado, através de certidões, diploma, de toda a sua documentação, que tem aptidão e preenche os requisitos para ocupar o cargo de conselheira.
LEIA MAIS: