As faixas destinadas ao tráfego dos ônibus, em João Pessoa, voltaram a ser exclusivas. O anúncio foi feito pelo prefeito em exercício, Léo Bezerra (PSB), nesta segunda-feira (10), após análise de estudo realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).
O espaço tinha perdido o status de prioritário durante a última greve dos motoristas de transporte coletivo ocorrida na capital, em janeiro. Com isso, ninguém era multado ao trafegar por ela. Mas, os motoristas de ônibus reclamaram da lentidão do tráfego com a liberação.
Leo Bezerra explicou que, durante este período, foi realizada uma pesquisa para analisar os prós e os contras da retirada da exclusividade. A perspectiva, agora, é que haja uma flexibilização apenas nos fins de semana. Apesar disso, ainda não foi fechada uma posição em relação a isso.
“Vamos cobrar das empresas de ônibus que nos horários de pico toda a frota esteja disponível para a nossa população”, ressaltou o prefeito em exercício.
Desde está segunda-feira, motoristas de veículos particulares que usarem a faixa em desconformidade com a regra poderão ser multados.